Postagens populares

domingo, 8 de junho de 2014

NÃO ANDAR SEGUNDA A CARNE


Baseado no ensinamento do Apóstolo Paulo aos romanos há duas maneiras da gente viver: segundo a “carne” ou segundo o “espírito”.  De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte.” (Rm 8,1-2)

Nos ensinamentos bíblicos, “carne” não é a mesma coisa que “corpo”. Pois, segundo as Sagradas Escrituras o ser humano, é uma personalidade complexa e integrada. Ele é um “ser” composto organizado de “corpo e alma espiritual”. Ele é corpo humano precisamente porque é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito.  Quando a pessoa humana escolhe viver de acordo com o Espírito Divino, dizemos que ela vive “segundo o Espírito”. Quando a pessoa humana escolhe viver contrariamente ao Espírito Divino, dizemos ela vive “segundo a carne”.

A grande diferença, ou o diferencial entre o viver estes dois estilos de vida é Jesus Cristo. Estar “em Jesus Cristo” é o mesmo que aceitar sua soberania, seu senhorio na própria vida, tanto ordem física, quanto de ordem espiritual. Isto não significa dizer que precisamos negar as necessidades legítimas e essenciais do corpo no dia a dia.

Estar “em Jesus Cristo” significa aceitar os ensinamentos e o senhorio do Senhor Jesus, nas situações das e necessidades legítimas do nosso corpo. Ser cristão, portanto, é estar “em Jesus Cristo” e, consequentemente, é viver “segundo o Espírito”. Viver segundo a carne é o oposto de ser cristão. É o mesmo que negarmos a eficácia do poder de Cristo. Paulo nos afirma A lei do Espírito de Vida me libertou...”. A “verdade” que liberta é o Senhor Jesus, pelo seu Espírito Santo.

A “vida segundo a carne” é a vida a nível natural e que a “vida segundo o Espírito” é a vida a nível sobrenatural. Viver a “vida segundo Espírito” é viver numa comunhão tranquila com o Espírito de verdade que nos habita.  Viver a “vida segundo o Espírito” é contemplar o coração manso e humilde de Nosso Senhor, pleno de bondade, ternura, amor e compreensão… Sempre pronto a nos acolher e nos renovar para amar.  Viver a “vida segundo o Espírito” é apresentar a Ele nossos cansaços e fadigas, tristezas e desilusões, enfim, os percalços de cada dia, na certeza que jamais sairemos de mãos vazias. E diremos como o Salmista: "Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança" . Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário. (Sl 26,3-4)

Portanto, aqueles que buscam “estar em Jesus Cristo”, tem o Espírito Santo como companheiro e, por Ele será guiado e capacitado para fazer todas as boas obras de Deus, e quando assim procedemos “... em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou”. (Rm 8,37)
 
Paz e Bem!

Diác. Misael da Silva Cesarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.