Postagens populares

sábado, 7 de abril de 2012

O CALVÁRIO E O PENTECOSTES!


Hoje quero falar do poder de Deus na vida do cristão e da submissão incondicional a Ele. Não sei se o irmão (a) leitor (a) já percebeu, que nós cristãos vivemos entre o Calvário e o Pentecostes. Explico: Calvário é o sangue precioso do Senhor que nos purifica e o Pentecostes é o poder do Espírito Santo que nos reveste para viver a dignidade de filhos e filhas de Deus. Essa é a nossa vida, ou pelo menos deveria ser! Pois, é isso o que Deus quer de cada um de nós. Não é mesmo?

Deus nos quer homens e mulheres purificados e cheios do poder do Espírito. Ele nos quer como taça transbordante de poder. (cf. Sl 22,4). Ele nos quer assim, para nos usar em nossa caminhada cristã como um vaso de bênção na vida do próximo. Mas, para que isso aconteça, é preciso que deixemos tudo aquilo que nos oprime, tudo o que nos afasta do Senhor, tudo aquilo que tem arruinado nossa vida espiritual.

O Senhor nos quer na sua presença, na mesma situação de arrependimento, que teve o filho pródigo, quando voltou à casa do pai, ele sabia que ali havia fartura de bens, ali havia um rio de bênçãos, de graça, de poder, de felicidade. Deus nos quer fartar dos seus bens celestiais. Ele não que nos ver fartando das bolotas (comida) que o mundo oferece. Ele não nos quer bebendo em cisterna rotas (Jr 2,13), que o mundo oferece, pois esta nunca matará nossa sede. Deus nos quer junto do seu celeiro de provisões, junto do manancial do seu amor infinito, numa vida útil, abençoada e poderosa.

Quantas vezes olhamos para nós e percebemos que, tem sido difícil nossa ascensão espiritual diante do Senhor. Isso acontece porque vivemos uma vida corrida, vivemos atormentados e atormentando outros com nossas necessidades de ter posses (casa, carro, dinheiro e os bens de consumo do mundo moderno) e não paramos para ouvir o Senhor. O Senhor fala, mas não ouvimos e com isso nosso coração sente falta da Palavra do Senhor. A vontade do Senhor é que sejamos prontos em ouvi-lo como foi Samuel ao dizer: “... vosso servo escuta!” (1Sm 3,10). Se analisarmos este texto perceberemos a submissão plena de Samuel a Deus, embora sendo ainda um menino. Ele ao ouvir a voz do Senhor, submeteu-se inteiramente à sua vontade soberana. Ele havia apreendido com Heli, de como deveria colocar-se diante do Senhor para ouvi-lo. Essa atitude permitiu que o menino crescesse, e fosse reconhecido por todos como um profeta, pois o Senhor estava com ele.

Com Samuel aprendemos a necessidade de ter um coração disposto e pronto para ouvir a voz do Senhor. É isso muitas vezes que falta em nossa vida cristã. Enquanto não houver da nossa parte submissão e prontidão para ouvir o Senhor, pouco ou nada Deus poderá fazer em nossa vida cristã ou ministério eclesial. Precisamos nos atrever como a mãe de Jesus, Maria Santíssima, quando diz: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1,38). Ela coloca-se aqui numa situação de submissão incondicional a Deus, ela não se importa com as circunstancias da condição de moça solteira, noiva, que aparece grávida e que para aquela sociedade machista da época era humilhante e infame. Essa atitude poderia custar-lhe a morte por apedrejamento, bem como a desonra para a família e para o seu noivo José. Mas, ela assume o risco da condenação da opinião pública, para fazer a vontade do seu soberano Senhor. É desta submissão exemplar da Mãe de Jesus, que precisamos hoje em nossas vidas, para servir o Senhor poderosamente.

Acredito que você estará perguntando, mas como fazer isso? Lembre-se que o apostolo Paulo, também fez essa pergunta: “Senhor, que queres que eu faça?” (At 9,6), lembre-se que este cidadão era um fariseu orgulhoso e prepotente, mas que se viu no meio do pó aos pés do Senhor Jesus, lá no caminho de Damasco. Ali jogado no chão, aos pés do Senhor ele expressa sua vontade, sua disposição em deixar o seu coração submisso ao Senhor Jesus. Ele deixa de ser ele, não há mais vontade nele “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Ele agora coloca a sua vida nas mãos do Cristo ressurreto. Submete-se inteiramente a Ele, e sua vida passou a ser poderosa em ação e uma bênção na edificação do Reino de Deus.

Que o Calvário e o Pentecostes seja uma realidade constante em nossa vida. E assim seremos poderosos em ações e uma bênção na edificação do Reino de Deus. Creia nisso!
Paz e bem!
Diac. Misael da Silva Cesarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.