Postagens populares

terça-feira, 20 de março de 2012

UM CARÁTER TRANSFORMADO


Nesses meus vinte e um anos de ministério pastoral como diácono, tenho convivido muito de perto com as comunidades, e consequentemente conhecido pessoas de diversa formação e costumes. Algumas delas verdadeiros exemplos de vida a serem seguidas, pessoas de nobreza impar, de uma fineza que contagia e que cujo discurso jamais difere de sua prática cristã. Pessoas que têm sido verdadeiros sinalizadores da presença de Deus. Suas vidas têm servido para iluminar e mostrar o melhor caminho a ser seguido. Isso é muito gratificante, para nós ministros ordenados, e acredito que para qualquer pessoa de boa índole. Mas, há de se ressaltar que, vivemos num tempo em que existe também nos homens uma carência de caráter, seja na vida publica, na vida privada ou até mesmo nos relacionamentos familiares e eclesiais.

Temos observado pelos noticiários o quanto a imoralidade social tem refletido na educação das crianças, adolescentes e jovens. Pois o referencial existente é o da imoralidade cultuada por adultos sem caráter, num País onde a impunidade é clara e descaradamente divulgada. Parece-me até que existe uma ordem nacional para que a impunidade impere e que as leis sejam frágeis, pois assim os vilões (figurões) da sociedade ficam livres das barras dos tribunais. Observamos que nossas crianças crescem com tendência a uma deformação de caráter herdada de uma sociedade corrompida por um amoralismo generalizado. Uma sociedade onde tudo pode, onde o ético é levar vantagem e enriquecer a custa do erário público ou sobre a desgraça alheia. Vejam na gestão da coisa pública: corrupção, enriquecimento ilícito, politicagem do ganho fácil. Na vida religiosa: seitas e “igrejinhas” com os mais variados nomes exóticos para induzir a lesar a fé ingênua de um povo carente e abandonado pelo poder público. Nos meios de comunicação: os programas que promovem a permissividade sexual, as telenovelas que mostram relacionamento entre pessoas do mesmo sexo como coisa normal, o casamento programado para um determinado tempo e assim por diante. Essa é a nossa realidade! Esse é o berço social das nossas crianças!

Bem, nesse lamaçal de permissividades nem tudo está perdido, e não significa que o homem não tem mais jeito. Sabe por quê? Por que o maior prazer deste nosso Deus infinitamente rico em misericórdia é transformar os homens de vida doentia em vidas saradas. A maior alegria de Deus é mudar os comportamentos enfermos e restabelecer o homem da sua situação de morte espiritual eminente. Se olharmos, ainda que rapidamente para as Sagradas Escrituras, e ali perceberemos que muitos personagens bíblicos foram trabalhados por Deus, foram transformados. E pela Palavra de Deus, temos ciência de alguns deles precisaram até mudar de nome, como foi o caso de Abrão para Abraão; Sarai para Sara; Saulo para Paulo e assim por diante. Acredito que a maior mudança realizada por Deus, foi no caráter de um homem que era um grande trambiqueiro, um grande mentiroso, um “expert” em enganar e trapacear, que se chamava Jacó. Ele após ter o caráter mudado, teve também seu nome mudado para Israel!

É importante notar que todos esses personagens da bíblia tiveram uma transformação de caráter, uma transformação do interior, da alma, não foi uma mudança exterior, uma mudança de aparência. Pois, de nada adianta a pessoa mudar só seu exterior sem ter mudado o interior! Tem muita gente na sociedade atual, achando que, ninguém é capaz de mudar o caráter. Mas nós afirmamos e testemunhamos que existe um Deus que pode mudar as pessoas e muda mesmo. Ele muda radicalmente quem a isso se predispõe, basta olhamos a vida de muitos santos na Igreja, um exemplo, a história de Santo Agostinho. Mas, para que Deus possa agir em uma pessoa e mudar seu caráter é necessário que exista da parte dela uma determinação, disposição, perseverança e muita força de vontade. Evidentemente que isso não acontecerá em sua vida da noite para o dia, salvo algumas exceções para a glória de Deus.

Esse processo de mudança interior é uma santificação que a pessoa vai conquistando paulatinamente, dia após dia. Mas, tal pessoa precisa ter em conta que Isso não acontecerá sem dor, pois mudar o caráter vai trazer na carne falsas dores, assim como acontece com os viciados em crise de abstinência, no tratamento da dependência de qualquer tipo de drogas. Essa mudança não acontecerá sem a colaboração e o esforço humano. Nesse processo é preciso que haja muita luta, muita oração, muita eucaristia para mudar o caráter, mudar os maus hábitos e livrar-se das malignidades que rodam as vidas. É preciso no dia-a-dia que se adotem bons hábitos, pois os hábitos de um homem tornam-se seu caráter; somos reflexos daquilo que fazemos; daí a necessidade da vida de oração, comunhão com Deus, de escuta da Palavra pela leitura orante da bíblia, da comunhão eucarística e da comunhão eclesial.

São Paulo em sua Carta aos Efésios nos ensina algumas práticas de bons hábitos, que por certo visa a nossa transformação diante do Senhor e dos Homens. Diz ele: 25 Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. 26 Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. 27 Não deis lugar ao demônio. 28 Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados. 29 Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. 30 Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. 31 Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. 32 Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo. 1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. 2 Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. 3 Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. 4 Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças. 5 Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus” (Ef 4,25. 5,1-5).

Mas, para que isso aconteça em nossa vida, temos muito mais a fazer nesta busca de mudança de caráter, temos que adotar bons amigos em nossa vida, isto é, seguindo a orientação de São Paulo que Diz: “Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes” (1Cor 15,33). É importante ter um bom amigo, pois ninguém consegue mudar seu caráter sozinho! Precisar de ajuda! Vamos precisar confiar em alguém idôneo! Esse deverá ser nosso diretor espiritual, nosso discipulador, isto é, nos levar pelo caminho do discipulado de Jesus. Esse diretor espiritual ou discipulador pode ser um amigo de caminhada, um diácono amigo, um padre amigo, pessoas em que possamos compartilhar nossas dificuldades de mudanças. 

O Senhor Deus nos criou a sua Imagem e Semelhança, mas com o advento do Pecado, essa Imagem foi desfigurada, deturpada, descaracterizada. E somente Deus é quem pode restaurar essa Imagem dEle em cada um de nós, pois Ele sabe como e de que barro nos fez, Ele nos conhece, pois Ele nos projetou. A bíblia relata que o Senhor Deus mostrou esse trabalho de transformação de Caráter ao profeta Jeremias, levando-o a visitar um Oleiro. Vejamos o texto: “Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: 2 Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra. 3 Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno. 4 Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói (costuma) acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira. 5 Foi esta, então, a linguagem do Senhor: casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? - oráculo do Senhor. 6 O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel. 11 Assim, portanto, dirige-te agora nestes termos à gente de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Es o que diz o Senhor: nutro o desígnio de lançar-vos uma desgraça, tenciono um projeto contra vós. Voltai todos, portanto, do mau caminho, emendai vosso proceder e vossos atos”. (Jer 18,1-6,11) 

Assim, ao defrontarmos com algum mau hábito que tem deformado o nosso caráter, não podemos desanimar, pois se Deus mudou o caráter de vários líderes da bíblia, sem nunca desistir deles, também mudará o nosso. Para que isso aconteça, devemos urgentemente entregá-lo ao Senhor e confessar a Ele dizendo: Senhor! Não Consigo... Então, Ele vem com a sua infinita misericórdia e amor paternal e Faz um Milagre em nós...! Dando-nos um caráter transformado para sermos luz para a sociedade e exemplo para nossos filhos.
Paz e bem!
Diác. Misael da Silva Cesarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.