Postagens populares

domingo, 22 de janeiro de 2012

VIDA TRANSFORMADA POR JESUS


A sagrada escritura, enquanto divinamente inspirada por Deus, é um livro em que cujo contexto, encontramos muitos assuntos importantes para a vida do homem e da mulher, entre eles os assuntos referentes a mudança e a transformação. Mas. Infelizmente as pessoas não se preocupam em ler este livro sagrado, preferem os livros de “auto-ajuda”, no entanto, continuam no sofrimento. Por isso, quero refletir neste artigo sobre um personagem bíblico chamado Zaqueu, cuja passagem encontra no Evangelho de São Lucas no capitulo 19, 1-10. Esse texto nos mostra a importância de buscar a solução na pessoa certa: Jesus.

Diz o texto que: “Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.  Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.                      

Como vimos, um dia Zaqueu resolveu mudar de vida e saiu a procura de Jesus. Quem era Zaqueu? Um cobrador de impostos para o governo romano, ou seja, era um publicano, isto o fazia ser um homem odiado dos seus compatriotas Judeus, pois cobrava impostos abusivos e até com pratica de extorsão, não vamos aqui, entrar em uma análise pessoal na conduta moral de Zaqueu, mais apenas esboçar o quadro sobre o qual essa história se desenvolve para a daí tirarmos ensinamentos.

Dá-nos a entender que Zaqueu estava insatisfeito com a vida que levava, era um homem rico, tinha bens, família, mais interiormente era alguém frustrado, talvez até vítima de algum complexo de rejeição. O texto bíblico nos permite imaginar que ele resolveu parar um dia e analisar sua vida, perguntando a si mesmo: de que me serve todo o dinheiro que tenho, a minha posição social, as propriedades que possuo, se me falta à paz interior? Acredito que seja possível ter passado pela sua mente tais questionamentos.

E esses questionamentos possivelmente levaram Zaqueu, buscar algo novo para sua vida infeliz, por isso, ele foi procurar por Jesus. Quantas histórias ele já tinha ouvido a respeito de Jesus. Quantas vezes, ele ouviu falar de pessoas que se encontrava com Jesus e já não era mais o mesmo, pois tinha a sua vida transformada. Ele por certo via a alegria que irradiava da vida dos seguidores de Jesus, como eles eram felizes sem ter nada daquilo que ele tinha – a riqueza material.

Zaqueu era um homem de atitude, naquele dia tomou uma decisão que mudou radicalmente a sua vida. Foi procurar Jesus e ao encontrá-lo, ouviu da boca de Jesus: é preciso que eu fique hoje em tua casa. A partir deste momento algo novo aconteceu a Zaqueu, uma experiência que ele jamais sentira, uma alegria diferente inundava seu ser. E ao receber o Senhor Jesus em sua casa, Zaqueu lhe comunica a decisão de mudar, de ser diferente, essa comunicação veio na forma de disponibilizar-se a devolver, restituir o que ele tirou dos outros e ainda mais, doar parte do que era seu. Ele tomou a decisão de renunciar a tudo aquilo que o impedia de ter uma vida feliz. Daquele momento em diante a vida de Zaqueu jamais foi à mesma. Depois de tomar a decisão de ter uma vida transformada por Jesus, ele ouviu a mais consoladora palavra pronunciada por Jesus: hoje veio salvação a esta casa.

Será que se pode aplicar esta história as nossas vidas hoje, meus queridos? Como está vossa vidinha? Vocês estão satisfeitos com ela? Como tens vivido? A Sagrada Escritura nos diz que se alguém está em Cristo é nova Criatura (2Cor 5,17), tem vida nova. Muitos de nós cristãos estamos dentro da Igreja pelo batismo desde o nascimento, mais ainda não mudamos, não fomos transformados. Muitos têm desejo de mudar, mais estão presos a coisas que julgam importantes e não querem abrir mão delas. Ora, se ao analisar a sua vida você chegou a conclusão, que nada está bem, você pode tomar varias decisões: mais lhe digo com toda certeza que a mais sabia será mudar. Será mais sábio buscar o que pode de lhe dar alegria e felicidade. E isto só Jesus pode fazer em tua vida. Só Ele pode dar-lhe uma vida transformada.

Temos em nossas comunidades eclesiais, pessoas que são infelizes presas a magoas, algumas são infelizes porque foram magoadas e outras porque magoaram e nunca tiveram coragem de se libertarem disso. Outras vivem presas, apegadas a pecados que tem destruído suas vidas. Se nossa vida não está bem, precisamos mudá-la. Façamos como Zaqueu, busquemos a motivação certa para nossa vida: Jesus Cristo, o Salvador e como Zaqueu, haveremos de ouvir de Jesus esta palavra de libertação: hoje veio salvação a está vida.

É necessário mudar enquanto se pode mudar, antes de perder os melhores momentos da nossa vida, pois eles não voltam. Mudar enquanto há esperança. Mudar para Jesus, Ele “o caminho a verdade e a vida”, e a única solução para todos os nossos problemas. Só com Ele teremos vida transformada.
Paz e Bem!
Diac. Misael da Silva Cesarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.