Postagens populares

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

COORDENAR É UMA TAREFA DIFÍCIL!

COORDENAR É UMA TAREFA DIFÍCIL!

Na Igreja de Jesus, todos os membros são fundamentalmente iguais em dignidade, distinguindo-se entre si pelo serviço que prestam à comunidade (cf. LG. 32). Estes membros são Bispos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Leigos. Assim, para continuar a obra do Senhor neste mundo, há na Igreja funções eclesiais privadas e públicas, hierárquicas e laicais, ordinárias e extraordinárias. Porém, numa relação de cooperação e de coresponsabilidade e entre todos. Daí que a corresponsabilidade afeta não só a hierarquia mas a todo o povo batizado. Todos somos Igreja. Ser igreja é a forma de ser cristão comum a todos os batizados, assim  como também o discipulado e o mandato missionário pertence a todos nós.
Portanto, Servir ao Senhor Jesus Cristo é um enorme privilégio para qualquer católico batizado, mas servi-lo como um Coordenador de Pastoral, seja ministro ordenado ou não é muito mais. Muitas pessoas em nossas comunidades eclesiais pensam que exercer o ministério de coordenação pastoral seja no ministério laico ou ordenado é tarefa fácil. Talvez pensem assim, porque elas não entendem a complexidade do cumprimento de tão difícil tarefa.
Ser um coordenador de pastoral é muito mais que ser um executor de tarefas eclesiais... Ser Coordenador é ter alma e coração de pastor, é sentir paixão pelas almas, aquelas que estão próximas e as que estão afastadas. É desejar a qualquer custo salvação do outro de forma tão intensa, que nos leve à atitude missionária e solidária de repartir com ele o tesouro encontrado (Jesus), pois “Todos os homens são chamados a pertencer ao Povo de Deus” (LG. 13).
Ser Coordenador de Pastoral é chorar com os que choram, é dar o ombro para o entristecido, é ser a companhia do solitário, é ouvir a mesma história uma porção de vezes. Ser Coordenador é não ter outro interesse senão o da vida no Senhor Jesus Cristo.
Ser Coordenador é não se envolver nos negócios e maquinações maléficas deste mundo, buscando a massagem para o ego, a fama e a posição diante dos homens. É saber dizer não mesmo quando o coração disser sim. É não ir à casa dos ricos em detrimento dos pobres e não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. É não ficar do lado dos jovens, em detrimento dos adultos e vice-versa.
Ser Coordenador é não envolver-se em demasia com as pessoas, ao ponto de se perder a linha divisória do amor e do respeito, do carinho e da disciplina. Ser Coordenador é revestir-se de um espírito abnegado, dividir o tempo, compartilhar o amor, exortar os insubmissos, confrontar os rebeldes, consolar os que sofrem.
Ser coordenador é esmerar-se na leitura orante da Palavra de Deus, dedicar tempo a preparação de estudos e reflexões sobre a Palavra. Ser Coordenador é defender sempre a doutrina e o magistério da Igreja protegendo-os de falsos ensinamentos, mestres e profetas.
Ser coordenador é ter espirito de unidade, ainda que em situação adversa. Ser Coordenador é manter um estreito vínculo de comunhão com seu Pároco, vigário e diácono. Ser Coordenador é em todo tempo, a todo momento e a todo custo através de palavras, atitudes e comportamento defender sua Igreja, sua Comunidade e seus pastores.
Ser Coordenador é saber lidar com elogios, mas também com as pedradas, afagos e injustiças, beijos e descasos. Ser Coordenador é entender a todos sem ser compreendido, é aquele que deve perdoar, mas quando erra ao invés de ser perdoado é o primeiro e único a ser condenado.
Ser Coordenador é glorificar a Deus pelas bênçãos conquistadas pelos irmãos, e chorar pelas perdas irreparáveis dos que conosco convivem. Ser Coordenador é saber celebrar a vida e a morte, é ter palavras de conforto e consolo em meio ao sofrimento alheio.
Ser Coordenador é saber ouvir com paciência as lamúrias dos que gemem, é aconselhar sabiamente os que se encontram confusos. Ser Coordenador é ser um amigo próximo e companheiro.
Ser coordenador é assumir uma atitude de não tomar parte “na roda dos escarnecedores”, dos difamadores”, mas orar nos momentos difíceis da sua comunidade. Ser Coordenador de Pastoral é uma bênção, mas com certeza não é uma missão fácil!
Ser coordenador é entender que a Igreja é composta de santos e pecadores, e que temos cristãos carnais e espirituais. Enfim, temos todo tipo de gente, boa e ruim, e tudo isso para o Coordenador de Pastoral cuidar. E, isso não é tarefa fácil. Então para conseguir coordenar essa “Arca de Noé” o Coordenador de Pastoral tem que ter um coração misericordioso, muito amor, prudência, paciência, discernimento, etc. Pensemos nisso!

Diác. Misael
No dia de Santa Clara

11/08/2016