Postagens populares

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O VIRUS DA CORRUPÇÃO.

 
É temeroso, vergonhoso, e acima de tudo pecaminoso, constatar o que a maldita corrupção provoca na sociedade brasileira. Ela é como um vírus perigosamente contagioso que atinge diversos setores da nossa sociedade, como ONGs, sindicatos das categorias e até algumas igrejas; mas não são estes setores da sociedade que mais preocupam nossa população, mas sim a política, pois é nela que esta praga está mais presente, este é o setor que mais direta e indiretamente atinge um número significante de vítimas.
 
A corrupção destrói famílias, matas pessoas, cauteriza as consciências, gera uma sociedade de mentalidade obtusa. Ela atinge os poderes públicos nas mais diversas esferas, até mesmo naquelas instituições de última instância, que tem por dever zelar e guardar constituição brasileira, aliás, nos poderes públicos federais, estaduais e municipais ela é endêmica. A crise ética e moral na política brasileira exige urgentemente uma reforma radical em nossas instituições democráticas nas diversas esferas de poder. Mas o principal problema a ser enfrentado é a crise de integridade pessoal e participação social. É preciso repensar também a postura ética e o engajamento social e político do cristão nesse contexto. 
 
A história no relata que em determinado momento de grandes contagio da sociedade humana por alguns vírus nocivos a saúde, foi preciso mobilização da sociedade como um todo. Governos fazendo sua parte e a sociedade dando a sua contribuição. Portanto, sabemos que estamos lidando com um vírus mortal e precisamos combatê-lo, e combater a corrupção não é uma tarefa fácil, pois estamos lidando com "pecado grave" a ganância humana, que sem escrúpulo é capaz de se aproveitar das mais absurdas situações, como exemplo dos desastres naturais: enchentes, desmoronamentos, tempestades que resultam em morte de milhares de pessoas e que deixam desabrigadas tantas outras.

Uma grande prova de que a nossa política está infectada por inteira pelo vírus da corrupção, é o que se manifesta em seu mais grave sintoma: a compra de votos, através de brindes, de ajuda financeira, e o mais grave de todo o clientelismo através de ajuda financeira institucionalizada (as tais bolsas...) que gera e perpetua dependência e comodismos em troca de votos. A corrupção é gerada por uma cultura paternalista de troca de favores. Este vírus maldito está em Brasília e nas grandes e pequenas cidades do nosso Brasil. Esse tipo de corrupção institucionalizada forma um exército de gente manipulada, que cuja capacidade de pensar fica ofuscada pelas benesses, e porque seus interesses também são escusos, e estes "beneficiados" perpetuam pelo seu voto os corruptos no poder.
 
Nos cristãos temos uma responsabilidade muito grande neste processo de erradicação dessa praga endêmica: a corrupção.  Esse vírus é um pecado estrutural e nos envolve também. Não podemos ser omissos e muito menos comprometidos com candidatos ou políticos corruptos. O Senhor Jesus disse que os cristãos são a luz do mundo e o sal da terra, por isso devemos nos envolver nela batalha, pois com toda certeza o fato de haver tantos escândalos no meio político é justamente pela ausência de cristãos, isto é de pessoas honestas e íntegras. Quando falo cristão, não me refiro aos cristãos nominais, sim aqueles que praticam a fé cristã e são fiéis ao seguimento do Senhor e ao Evangelho. Se nós aplicássemos os princípios cristãos na política, com certeza ela não teria chegado ao nível em que  se encontra hoje.

Diante de tamanho desafio é preciso que cada cristão cultive o desejo de ser um exemplo, não se amoldando com as atitudes pecaminosas deste mundo. Nossa atitude cristã deve ser de resistir e perseverar, devemos ser como um córrego que insiste em correr no meio de uma terra ressequida. Devemos querer e fazer o que é certo e verdadeiro a qualquer custo. O desejo de Deus é que cada cristão pratique a justiça no meio desta sociedade corrupta e injusta, porque ela jaz mergulhada no pecado. O cristão deve ter Jesus como seu modelo, modelo que posso adotar e perseguir incansavelmente, sem nenhuma paranoia, muito menos uma loucura perfeccionista, mas com a disposição de assumir a responsabilidade de ser sal e luz. (conf. Mt. 5,13-16). 

Finalizo esta reflexão na firme esperança de que vamos caminhar juntos lutando para erradicar este vírus da corrupção, sem pecar pela omissão, vamos fazer valer nossa condição de filhos e filhas de Deus, e não de filhos e filhas deste mundo. A Sagrada Escritura diz que o cristão deve literalmente fugir da carne, isto é o pecado, mas resistir ao diabo, isto é o mal. Portanto não podemos acovardar, temos de encarar de frente esta questão, pois se há uma doença viral endêmica  no meio político, precisamos erradicá-la, se no meio político há trevas, precisamos ser a luz. Se nós não fizermos a nossa parte, com certeza o vírus da corrupção irá perpetuar-se e dizimará nossa sociedade. Pensemos nisso na hora de votar!

11/06/2014

Diác. Misael da Silva Cesarino

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.