Postagens populares

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A INGRATIDÃO NO COTIDIANO

Ingratidão é o comportamento humano de não reconhecer o bem que alguém nos fez. Pois, uma pessoa ingrata não valoriza as bênçãos, isto é, os benefícios que recebeu e nem agradece o benfeitor. Em vez disso, o ingrato só vê sempre os problemas e os benefícios que não recebeu. A pessoa ingrata nunca está satisfeita.
A ingratidão mostra o quanto o homem está longe de Deus, extraviando-se em seus vãos pensamentos, obscurecendo seu coração e se levando pela insensatez. (cf. Rm 1,21). Pois, a ingratidão é filha da soberba e companheira da inveja. A ingratidão, a soberba e a inveja são como três cachorros loucos que quando mordem deixam feridas profundas e cicatrizes duradouras.
Essa praga chamada ingratidão consiste em esquecer, desconhecer ou reconhecer mal os benefícios recebidos, ela tem sua origem na insensibilidade, no orgulho e no interesse próprio das pessoas. Podemos dizer que existem três classes de ingratos: aqueles que silenciam diante do favor recebido; os que cobram e os que se vigam. A atitude de ingratidão e sempre mostrada por aquelas pessoas que são vazia e não tem nada de belo no coração para oferecer ao outro. Um coração ingrato é fraco e nunca será feliz.
Pessoas que retribuem com ingratidão um gesto de bondade, tem o coração e alma ferida pela ruindade. Essas pessoas pensam que vão diminuir ou justificar a sua atitude de ingratidão relembrando frequentemente os vícios ou defeitos dos seus benfeitores, como diz o livro do Eclesiástico 29,22 “...o coração ingrato abandona o seu libertador”.  O pior erro da pessoa ingrata e afastar-se das pessoas que mais se importam com ela. O livro da Sabedoria 16,29, diz: “...a esperança do ingrato é como a geleira do inverno, que se derramará como água inútil”.
E pasmem! A ingratidão vinda de quem amamos dói muito mais do que uma surra do nosso maior inimigo, pois dói na alma. Mas, aquele homem ou mulher que teve a coragem de fazer o bem, tem que ter a sabedoria divina para suportar a dor da ingratidão. Para isso, é necessário criar no coração, ou melhor no mais íntimo da nossa alma o espírito da gratidão, pois ela enobrece a nossa alma e refina o nosso caráter. Ela irá dar sentido ao nosso passado, trará a paz para o nosso hoje, e nos dará a visão e percepção do como será o nosso amanhã. Portanto, é preciso que sejamos gratos aos benefícios alcançados de Deus ou de outrem, pois a gratidão é uma das maiores medidas do nosso caráter enquanto pessoa humana. Pois, uma pessoa grata costuma ser humilde, fiel, companheira e amiga dos amigos.
Que Deus nos de a graça de sermos mais agradecidos no dia-a-dia da nossa existência, pois uma das marcas de um caráter forte é ter um sentimento de gratidão pelas bênçãos e benefícios recebidos. Que esse espirito de mais gratidão e menos ingratidão permeiem o cotidiano das nossas casas, das nossas comunidades, das nossas pastorais, da nossa igreja, enfim todos os ambientes do nosso convívio. Pois, não é tão difícil de cultivar o espírito de gratidão.
Deus abençoe cada um de vocês pela amizade e carinho.
Diác. Misael 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.