Postagens populares

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A MENTIRA CAUSA SOFRIMENTO...

“Um certo homem chamado Ananias, de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu um campo 2 e, combinando com ela, reteve uma parte da quantia da venda. Levando apenas a outra parte, depositou-a aos pés dos apóstolos. 3 Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo? 4 Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus”. (At 5, 1-5)
O pecado que muitos cristãos carregam consigo é o mentir para Deus. Parece brincadeira falar isso, mas é pura verdade! Está lá no subconsciente do homem incauto, a ideia de que o fazer escondido dos homens é o mesmo que esconder de Deus. Quantos homens e mulheres agem como Ananias e Safira, se mancomunam para trair a comunhão com os outros e com Deus. Quantos deles recebem de Deus ministérios para ser uma bênção na vida dos outros, mas tornam-se pedra de tropeço, passam a enganar os outros, sua comunidade eclesial e a si mesmo. Deus não se engana. Ele vê tudo! Antes que nosso pecado seja contra pessoas, contra a igreja, pecamos é contra Deus.

Lembremos que Ele não precisa nos espionar pelo buraco da fechadura para saber o que fazemos às escondidas “... Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hb 4,13). Não existe nenhuma criatura que não esteja desnudo na Sua presença. Com Deus não existem cuidados a tomar na tentativa de ocultar nossa vida pessoal e pública. Não temos como fingir ser o que na verdade não somos. Sempre estamos desnudos na presença dele e isto é em face de: “... O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração. (ISm16, 7). Sua vigilância sobre cada um de nós é tremendamente perfeita (Sl 138,1-5).

Não há como esconder nada da presença de Deus! Se você é jovem, quando está a namorar Ele te vê! Se fores casado, quando da relação com seu cônjuge e filhos Ele te vê! Quando estás longe dos olhos dos seus irmãos, em passeio, diversão ou viagem de férias Ele te vê! Quando esta fazendo negócios ou assistindo a seu programa de TV; quando navegas na Internet, usa o SMS do celular, Ele te vê! Tudo, tudo está sendo vigiado por Deus. Essa certeza de que é impossível esconder qualquer coisa de Deus, deveria de forma poderosa influenciar toda a nossa conduta cristã, a fim de fugirmos do pecado, e abandonar esta imbecil e inútil tentativa de mentir para Deus.

Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). A mentira é a culpada pela queda do homem (Adão e Eva) e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas derramada na vida das pessoas. O mentiroso tem como pai o demônio diz a Palavra: “Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44) Com toda a certeza a mentira não é indicação de inteligência, não é atitude de filhos de Deus, mas um sinal característico de uma vida mundana e sem Deus.

O Apóstolo São Paulo nos exorta por sua carta Aos Efésios, para não darmos espaço ao diabo: Não deis lugar ao demônio. (Ef 4,27). E Tiago nos ensina que Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia.(1,14). Provavelmente, Ananias e Safira, os personagens do texto bíblico em que começamos essa reflexão, por certo já estavam cedendo às tentações de Satanás e permitiram que ele enchesse seus corações. Por isso, São Pedro exorta a igreja a resistir o diabo dizendo: “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. (cf. I Pd 5,8-9).

Certo dia "... Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8.31-32). Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Mas, verdade também é a gente saber que podemos confessar ao Senhor Jesus a mentira e todos os nossos outros pecados e pedir perdão, recorrendo ao Sacramento da penitencia. E se arrependermos e fizermos isso com sinceridade, e de todo coração haveremos de receber o perdão (1º Jo 1,7. 9), pois Deus não pode mentir. Pensemos nisso!
Diác. Misael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.