Postagens populares

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ELEITOS PARA SERVIR...

Acredito que uns dos maiores exemplos de fidelidade ao Senhor Jesus Cristo e ao Ministério que o Senhor lhe confiou foi o Apóstolo São Pedro, que configurando ao seu mestre por tal companheirismo e compromisso com a verdade e ao evangelho, que como tal foi crucificado.

A história nos tem apontado que os homens e mulheres que melhores tem servido a Igreja do Senhor e aos Fiéis são aqueles que sempre andaram mais perto de Jesus e do Povo, que é a imagem de Cristo. A misericórdia divina tem dado para alguns homens ao longo da história do povo de Deus, um poder sagrado – na Igreja do Senhor Jesus, o Sacramento da Ordem – mas, tal poder é conferido para que se possa usá-lo como servo e não como senhor.

Temos que considerar que nós somos: diáconos, padres e bispos em virtude de um ato de devoção ao povo, que é o rebanho de nosso Senhor Jesus Cristo. E o que muito de nós possuímos, as próprias roupas (paramentos) que vestimos tudo nos foi dado pela caridade desse povo santo e sofrido. Tudo o que a Igreja possui de recursos materiais, foi edificado, pedra por pedra, tostão por tostão, com o suor dos nossos irmãos leigos e leigas, e colocados em nossas mãos para que o administremos com fidelidade, e que os orientemos e os guiemos espiritualmente em vista da vida eterna.

Foi essa rica doação do povo fiel, que na maioria dos casos nos educou até nos formarmos, diáconos, padres, bispos, enfim pastores para que pudéssemos edificá-los na fé. É esse povo humilde que se reverencia ante o nosso ministério, imagem do Cristo: servo, sacerdote e pastor divino. É para esse povo que exercemos os poderes divinos, que nos são conferidos na consagração ministerial pela imposição das mãos. Não podemos esquecer e nem negligenciar isso nunca. Portanto se em nossas ações diárias estamos servindo qualquer outra causa que não esta, seja por omissão, negligencia ou comodismo, então seremos traidores da confiança do povo e do Senhor Jesus Cristo. Que Deus nos livre desse pecado!

É necessário que oremos e muito, pedindo a Deus que mande mais pastores para a sua messe, mas que cuidem do povo como o Rebanho do Senhor Jesus, e não como um investimento que pode ser capitalizado como garantia para o futuro. Não podemos fechar os nossos olhos pra muitas coisas erradas que vemos e fazer-se de ingênuos, precisamos olhar criticamente para a falta de maturidade com que pessoas inescrupulosas com o sagrado conduzem seus ministérios, por falta de compromissos evangélicos, éticos, morais e proféticos. Por ventura não somos chamados por Deus para ser sal da terra e luz do mundo?

Foi o Senhor quem chamou para si a responsabilidade de edificar a sua IgrejaTu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja” e nos convocou, nos chamou enquanto ministros sagrados, para sermos seus parceiros na condução desta Igreja. Eu creio na fidelidade de Deus. Ele por certo terminará a boa obra que começou na sua Igreja. Acredito que ainda vamos amadurecer e nos aprimorar em fazer primeiro a vontade de Deus. Acredito que um dia seremos como o Senhor Jesus próprio proclamou ser: SERVO.

Acredito que nós devemos ser desafiados pela Palavra de Deus, com foi a Igreja de Esmirna: “Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2,10). Essa fidelidade se expressa nas pequenas coisas que acabam sendo básicas: a obediência a Deus, o carinho pela Igreja, o carinho e o cuidado pelo povo e a vivência da vocação para o serviço do Reino de  Deus.


Diác. Misael da Silva Cesarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.