Postagens populares

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

...NÃO PODEREI FAZER DE VÓS O QUE FAZ O OLEIRO? (JR. 18,5)


Uma coisa que me faz feliz e que traz grande consolação a minha alma, é saber que Deus não desiste de trabalhar em nossa vida. Ainda que sejamos um vaso de barro que se quebra em suas mãos. Ele é um como um grande oleiro no cotidiano da nossa vida.  Ele não se entrega à difícil tarefa de nos moldar.  É um Oleiro que se preocupa mesmo quando um vaso se estraga em suas mãos. Ele não nos joga fora, mas nos molda mais uma vez e nos faz um vaso novo. Ele não desiste e nem se abdica do direito que tem de trabalhar a nossa vida. Ele nos ama, e por amar, jamais haverá de nos descartar como algo sem valor.

Esse Deus é maravilhoso, porque nos faz vasos para um determinado propósito, por isso temos sempre uma utilidade diante dele. Ele cuida de nós! Sabe por quê? Porque um vaso defeituoso, rachado ou com trincas, jamais poderá cumprir os propósitos determinados por Ele!  Um bom oleiro é sempre paciente, sempre torna a fazer do vaso estragado outro vaso novo. Assim Deus faz com a gente! Antes de usar nossa vida para algum ministério, ele trabalha a nossa vida. Deus está mais interessado em quem somos do que naquilo que somos capazes de fazer. Para Ele nosso caráter é muito mais importante do que nosso desempenho. A vida íntegra diante dele precede qualquer que seja o nosso ministério. Pois Ele antes de trabalhar através da nossa vida, ele trabalha em nós. Uma coisa que Deus não faz e jamais fará é reparar vasos velhos, pois Ele se apraz é em fazer vasos novos.

Não pensemos que a vida do cristão católico é apenas a aplicação uma camada de verniz ético nas rachaduras, nas fissuras do nosso caráter. A obra de Deus em nós não é simplesmente uma reforma da estrutura do velho homem. Mas é Deus o oleiro competente, que nos tomando como o barro nos modela e faz dele um novo vaso, um vaso de honra. Deus em Cristo faz de nós novas criaturas, assim, as coisas antigas ficam para trás e tudo se faz novo. Isto é, nascemos de novo, do alto, de cima, do Espírito Santo. Passamos a usar um novo nome, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova Pátria.

Devemos levar em conta que Deus não nos faz um vaso segundo o nosso desejo, mas conforme sua vontade soberana. Pois segundo a lógica dos artesãos eles fazem vasos conforme suas vontades. Não é o barro que determina ao oleiro a forma e a finalidade para o qual será criado. O oleiro é e será sempre soberano sobre o barro. Ele será sempre livre para fazer do barro o vaso que deseja e para o uso que ele imaginou. O apóstolo Paulo pergunta: "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?" (Rm 9.20). Não é a nossa vontade que deve prevalecer no céu, mas a vontade de Deus que deve ser feita na Terra.

Finalizo dizendo que Deus, como oleiro, mesmo sendo competente, não modela um vaso de pedra, pois esta é resiste ao ser modelada. Muito menos Deus trabalha com areia, pois esta não tem liga, não usa a lama, porque esta apenas suja as mãos do oleiro. Deus só molda vasos de barros, porque este tem liga e se submete à modelagem que o oleiro deseja e depois, esse vaso deixa ser levado ao forno. No fogo ele não é destruído, mas pelo contrário, torna-se sólido e útil. Após, trabalhado provado, esse vaso é destinado ao uso para o qual foi projetado.

É bom ficarmos refletindo... Pois fomos criados para o louvor, a honra e a glória de Deus. Portanto, devemos ser vasos preciosos, sólidos, limpos e úteis. Devemos ser vasos de honra preparados para toda boa obra e cheios do Espírito Santo de Deus. Nós por nossos próprios méritos somos vasos que têm pouco valor; porém, somos vasos que transportam um tesouro de valor inestimável. Bendito seja o Senhor nosso Deus, esse oleiro maravilhoso, que nos fez do barro e que para nos salvar entrou no barro, encarnou-se e habitou entre nós, para fazer de nós vasos de honra, úteis para toda boa obra.

Diác. Misael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.