Postagens populares

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CONTINUAR SEMPRE... PARAR JAMAIS!


Quero refletir com vocês um tema que tem sido uma preocupação no cotidiano do homem e da mulher do nosso tempo, em especial nas atividades (apostolado) religiosas. Estou me referindo à continuação daquilo que se começou.
Queridos, o primeiro problema que temos na vida religiosa é não começar coisa alguma. O segundo problema e começar e não dar continuidade. O Terceiro é começar, ir em frente por um período de tempo e pouco depois desistir. Para quem já pôs a mão no arado o maior desafio é dar continuidade ao que começou, ou melhor, continuar sempre... Parar jamais!
Neste processo de continuar sempre, implica primeiramente a nossa descoberta da fé, a iniciação no seguimento do Senhor, o despertar para a importância das coisas de Deus, o abraçar as coisas do Reino de Deus em primeiro lugar e a conversão sincera ao Senhorio do Senhor Jesus Cristo. Na sequencia desse processo vem a caminhada, isto é, o discipulado, a negação do “eu”, a renuncia de tudo aquilo que é pecado, a obediência incondicional devida ao Senhor Jesus e a continuação do compromisso assumido com Ele e a Sua Igreja. Esse compromisso implica necessariamente viver uma “vida nova”, uma nova situação: vida de apostolado, ou seja, ser testemunha do Senhor – isso implica continuar sempre... Parar jamais!
Sobre a importância do Continuar sempre... Parar jamais; A bíblia nos dá um exemplo sobre a atitude do apostolo Pedro ao sair da prisão. O relato diz que já era altas horas da noite, Pedro chegou a casa de Maria mãe de João Marcos e bateu à porta. A empregada veio, mas não abriu a porta para ele. Mas ele continuou a bater. Houve na sequencia uma discussão entre os que estavam ali a reunidos a noite toda em oração por ele. Pedro não desistiu e continuou a bater, até que a porta abriu. (At 12, 12-16).
12 Refletiu um momento e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitos se tinham reunido e faziam oração. 13 Quando bateu à porta de entrada, uma criada, chamada Rode, adiantou-se para escutar. 14 Mal reconheceu a voz de Pedro, de tanta alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, foi anunciar que era Pedro que estava à porta. 15 Disseram-lhe: Estás louca! Mas ela persistia em afirmar que era verdade. Diziam eles: Então é o seu anjo. 16 Pedro continuava a bater. Afinal abriram a porta, viram-no e ficaram atônitos. (At 12, 12-16)
Narrativa semelhante vamos encontrar com o homem  da parábola de Jesus que insistiu com o amigo até ele lhe emprestar três pães (Lc 11, 5-8). Também, temos o exemplo do apóstolo São Paulo que embora congratule com os coríntios, porque eles tinham aceitado o Evangelho e continuavam firmes (1 Cor 15,1), mas no versículo seguinte o apóstolo chama a atenção deles para continuar sempre: “Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé”.( 1Cor 15,2). Antes de encerrar a sua carta, por mais duas vezes Paulo exorta-os a continuarem firmes: “sede firmes e inabaláveis” (1Cor 15,58) e “ Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes!” (1Cor 16,13).
Amados, o continuar sempre... Parar jamais!  Resolverá muitos problemas dos nossos irmãos e irmãs em nossa Igreja, especialmente nas comunidades eclesiais. Pois é essa falta de continuação, dia após dia, que acaba arrefecendo a fé e o testemunho cristão. Lembremos que não existem feriados e nem férias para continuar Sempre... Continuar sempre na fé e no testemunho de vida é uma linha firme que liga o ontem ao hoje e o hoje ao dia do juízo final. A nossa jornada não é curta; ela longa e muito longa. O Senhor nos fala das dificuldades, mas também fala da felicidade dos que se propõe a continuar sempre..., quando nos diz: “E sereis odiados de todos por causa de meu nome. Mas o que perseverar até o fim será salvo” (Mc 13,13).
Meus amados irmãos e irmãs, eu vos digo que deveis continuar Sempre... Pois, não existem paradas ao longo da nossa jornada, da nossa peregrinação cristã. A única parada será o fim dos tempos, quando nosso amado Senhor Jesus  voltar, por ocasião da sua segunda vinda gloriosa, quando se dará a plenitude da nossa salvação. O Continuar sempre... descamba naturalmente na consumação da história universal. Assim, devemos tomar o conselho da carta aos hebreus que diz: “Desejamos, apenas, que ponhais todo o empenho em guardar intata a vossa esperança até o fim” que, longe de vos tornardes negligentes, sejais imitadores daqueles que pela fé e paciência se tornam herdeiros das promessas.”, (Hb 6,11-12). Mas, se por ventura houver ao longo da jornada alguma parada provocada por negligencia ou até mesmo pecado, a grande “regra de ouro” são estas palavras de Jesus: “... Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”. (Jo 8,11b). O próprio Senhor Jesus deixou claro na parábola da viúva persistente que é necessário orar sempre para que possamos Continuar... Sempre... Parar Jamais! (Lc 18, 1-6).
Diác. Misael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.