Postagens populares

domingo, 22 de dezembro de 2013

CARTA MENSAGEM DE NATAL


 Meus amados irmãos e irmãs.

 Estamos de novo no Natal.   

Vocês com certeza já perceberam que a sociedade valoriza mais o aquilo as pessoas têm do aquilo que elas são, e que o Natal está sempre voltado para o consumo, para compra de presentes, para as comidas e bebidas... gerando a frustração das pessoas que não podem comprar um presente, que não podem dar uma festa para os seus...

Esqueceram também que o Natal é a comemoração do Nascimento do Salvador nesse mundo. Esqueceram que  Jesus Cristo veio ao Mundo para Salvar e não para condenar (cf. Jo 3,17). Esqueceram que o não pertencer a Igreja visível de Cristo não pode ser motivo de condenação para a maioria das pessoas que não conheçam o Cristo Salvador do Mundo. Esqueceram que Elas, talvez não pertençam a Igreja visivelmente, mas certamente lhe pertençam invisivelmente. Esqueceram que Jamais os dons da graça celeste do Natal faltarão aos que desejarem e pedirem, com um coração reto, ser reconfortados pela Luz de Cristo. Mas isso! Isso só se entenderá  quando estivermos libertos do vínculo com a matéria e virmos a Deus tal como Ele é, então compreenderemos como é estreita a ligação que une a Misericórdia e a Justiça divina.

 Neste Natal oremos para que todos os homens e mulheres  possam desde já, participar desta grandeza do amor e da misericórdia do Criador. Mas isso! Isso só se conseguirá com um coração liberto das amaras do fundamentalismo religioso, do proselitismo de vantagens e do pragmatismo religioso inconsequente, assim se poderá fazer do coração uma manjedoura para receber e apresentar o Menino Deus para os outros.

Viu! Quase nos esquecemos de o que significa Natal! Quase esquecemos o sentido desta festa!  É por isso meus amados, que é muito importante nesta data lembrar as palavras do profeta Isaías,  que muitos anos antes de Jesus nascer, disse:

"O povo que andava em trevas viu grande luz, A luz brilhou sobre os que viviam nas regiões das sombras da morte... Porque nos foi dado um menino, um menino nos nasceu..." Is 9.1,5


Jesus é a forma misericordiosa que Deus escolheu para se fazer presente no mundo como pessoa humana, em vista a nossa salvação, a salvação do gênero humano. No texto acima o profeta Isaías compara o menino que vai nascer com a Luz. E a luz tem muitos significados: Um deles é a segurança. Quando temos que andar no escuro sentimo-nos inseguros e com medo. Não sabemos o que vai acontecer, por onde estamos andando. Quando vem a luz, sentimos a segurança de saber por onde andamos e o que fazemos. A Luz é segurança. Outra coisa que a Luz significa é esperança. Quando as coisas estão mal, a gente sempre costuma dizer: "há uma luz no fim do túnel". É a esperança de que tudo vai se resolver e que as coisas vão ficar bem. Assim é o Natal!

Que neste Natal, independentemente dar e receber coisas, possamos receber Jesus, este menino que quer nascer dentro do nosso coração, para nos dar a segurança e a esperança. Que possamos também refletir sobre o Natal para descobrirmos os vários significados e mensagens  que ele pode ter para as nossas vidas e para a vida das nossas pastorais e comunidades. Só assim poderemos ter um Feliz Natal com o Senhor.

Agradeço a todos pela participação e colaboração dedicada nas atividades da Comunidade e das pastorais. Vocês animados pala graça de Deus, foram fundamentais para a realização dos nossos projetos, que são os projetos de Deus. Projetos que continuarão até...quando Deus permitir!

Que o ano que entra seja para nós mais um tempo (Kairós) de Deus, para colocarmos a mão no arado e continuar a trabalhar a terra, pois é tempo de semeadura. Deus tem pressa e conta conosco.

Que vocês meus amigos e irmãos, tenham um SANTO NATAL E UM ANO CHEIO DE BÊNÇÃOS do Deus Criador! Que Deus possa abençoar poderosamente sua vida e a vida de suas pessoas queridas.

 São os meus Votos e minhas orações.
                                                                                                                                    Diác. Misael da Silva Cesarino e Esposa
                                                                                                                                                Diácono Cooperador Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.