Postagens populares

sexta-feira, 30 de março de 2012

CORRUPÇÃO TEM JEITO SIM...CONVERSÃO!


Hoje quero falar da corrupção e da conversão. Sabemos que a corrupção existe desde que o “mundo é mundo, e que o Brasil foi colonizado por Portugal”, aqui não há nenhuma ofensa aos meus irmãos portugueses, mas sim ao sistema colonizador. A corrupção está infiltrada no tecido da sociedade, nos bancos, nas lojas, nas empresas, enfim, ela é a grande vilã da história de miséria do nosso e de muito outros Países. Nesses últimos dias temos visto que a mídia escrita, falada e televisada está cada vez mais denunciando atos corruptos de deputados, prefeitos e as famosas primeiras damas, senadores, juízes, policiais, funcionários e gestores de repartições públicas. Tem mostrando também que, a sociedade esta buscando leis para coibir essa “pouca vergonha nacional”, mas a meu ver o problema é muito mais do que falta lei e de aplicações de leis penais nessa bandidagem.


Infelizmente, vivemos num país que não existe uma justiça séria, principalmente quando se trata de “políticos sujos” ela fica em “cima do muro”, é claro que no Brasil existem sim pessoas honestas, mas há também um número muito maior de pessoas sem ética, sem moral, sem escrúpulo e sem respeito pelo semelhante, que pensa só em si mesma. A honestidade hoje em dia, aqui neste País abandonado ao léu, está cada vez mais extinta pelos corruptos de plantão deste Brasil cruel. Mas, nós homens e mulheres de bem não podemos desistir, temos que alcançar nossos valores humanos, temos que ter ética sobre o próximo, pois agora está chegando ai uma nova geração, e nós os mais velhos temos a missão de fazer com que seus filhos e netos virem críticos e revolucionários do bem para melhoria da vida desse país.


O problema da ética foi e sempre será a eterna batalha entre o “bem e o mal”, o “certo e o errado”.  Não existe em lugar algum do nosso planeta, povo ou lugar que não tenha noções de bem e mal, de certo e errado. Desde povo da Antiga Aliança, passando pela Grécia Antiga até aos nossos dias, a ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades. Para elucidar a minha reflexão, a palavra Ética (do grego ethos, significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. É importante ter em conta que a ética diferencia-se da moral, pois a moral se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, pois a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.


Existe um pensamento que a ética social neste país só sobreviverá se for vivida por todos, isto é verdadeiro, também que só teremos uma sociedade melhor, mais justa, fraterna e igual quando for praticado o princípio básico da ética social: onde o bem é para si e para toda sociedade, também isso é uma pura verdade!. Mas, meus caros irmãos e irmãs, toda essa mudança passa por uma palavra também grega, chamada “metanóia” que significa “conversão” do homem. Só teremos uma sociedade moralmente e eticamente correta, com caráter transformado, quando houver uma transformação do interior, da alma do homem. Não adianta nada a pessoa mudar exteriormente sem ter mudado interiormente! Muitos acham até que ninguém muda o caráter... Pois nós cristãos católicos conhecemos um Deus que Muda...! Disso somos testemunhas.


Queridos, nosso Deus nos criou a Sua Imagem e Semelhança, mas infelizmente com a entrada do pecado no mundo, essa Imagem foi “desfigurada, deturpada, desviada”. Só Deus é quem pode restaurar essa Imagem d'Ele em cada um de nós, pois Ele sabe como nos fez, Ele nos conhece, Ele nos projetou... Portanto, não adianta a gente ficar esperando que as mudanças caiam do céu ou venha dos outros. Religião vivida e praticada aliada a Cidadania é tudo! Estas podem pela graça de Deus mudar o coração, a alma, o caráter do homem.


Quero trazer para exemplificar nossa reflexão um personagem bíblico fantástico, seu nome Zaqueu (Lc 19,1-9) esse homem encontrou sua transformação quando quis mudar de vida, quando decidiu através da prática religiosa encontrar Jesus Cristo. Este encontro trouxe a ele conseqüências bem concretas, envolveu a vida dele no seu todo, envolveu o todo da sua pessoa. Esse homem corrupto, ladrão, sem moral e princípios éticos, confessa os seus próprios pecados, e assume com Deus o compromisso de reordenar a sua conduta ética e moral, e o mais importante viver uma vida em comunhão com Deus.  Meus queridos, o mal ético e moral de Zaqueu foi vencido pelo bem de Jesus; o pecado de Zaqueu foi vencido pela Misericórdia de Deus. Zaqueu deu a partir dali inicio na sua caminhada de conversão. A partir do momento em que a luz da Palavra de Jesus penetrou na consciência de Zaqueu, afastou dele as trevas da corrupção. Possivelmente ele não deixou sua atividade pública, continuou cobrador do fisco, só que agora um homem eticamente e moralmente correto.

Amados, sabemos que todas as pessoas que tem um encontro com o Senhor Jesus pela fé, nunca mais será a mesma. Foi o que aconteceu com Zaqueu... “entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo". Jamais Zaqueu poderia ter tomado esta decisão de não fosse pelo seu encontro com o Senhor. Naquele encontro com Jesus, Zaqueu encontrou a solução que estava procurando! Ser ético e moral. Agora a riqueza e as posses haviam deixado de ser o mais importante.


Portanto, corrupção tem jeito sim, seu remédio é a conversão, desde que Deus deixe de ser um “slogan” na fala dos homens, mas que seja uma pessoa real, concreta que age e move o homem na direção do bem comum. A conversão não é só para os outros, ela começa comigo e com você! Vamos mudar?
Paz e bem!
Diác. Misael da Silva Cesarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.